Informações e Dicas

6 segredos para fazer o melhor pão de queijo

Ele nasceu em Minas Gerais, conheceu mineradores e com seu jeito marcante e versátil, conquistou o mundo inteiro. Sabe de quem estamos falando? Só poderia ser dele, o pão de queijo, uai! Então se você também é apaixonado por ele, confira algumas dicas para fazer a receita perfeita!

No antigo caderno de receitas da sua família é possível encontrar uma – ou várias – receitas de pão de queijo. Reconhecido como uma receita brasileira, tipicamente de Minas Gerais, o pão de queijo surgiu assim como outras grandes invenções no campo da gastronomia: através do aproveitamento de alimentos.

Atraídos pela descoberta de ouro e de jazidas, milhares de pessoas chegavam a Ouro Preto. No entanto, ainda que a mineração beneficiasse uns e outros, haviam muitas bocas para alimentar e poucos recursos disponíveis na época. O jeito foi utilizar o polvilho e os restos de queijos duros para criarem uma das receitas mais famosas do mundo: o pão de queijo.

Claro que de pão, o pão de queijo não tem nada, já que trata-se de um biscoito de polvilho. Mas o termo se popularizou, até transformar-se em símbolo da cozinha mineira, e ganhar apreciadores e adaptações nos quatro cantos do mundo. Por esse motivo, é comum encontrarmos várias receitas e ingredientes diversos, que modificam a textura e até mesmo o sabor.

Fazer pão de queijo pode até parecer uma tarefa fácil, mas na verdade não é tão simples assim. De qualquer forma, o ritual é quase sempre o mesmo:

  • Ferva o leite ou a água com manteiga ou óleo
  • Jogue toda a mistura ainda quente no polvilho e mexa
  • Coloque o queijo e os ovos
  • Faça “bolinhas” com a massa e asse

Claro que você pode ter outra receita ou utilizar um ingrediente diferente do tradicional, no entanto, para que você consiga fazer o melhor pão de queijo, vamos te contar quais são os segredos que esta receita guarda!

Compartilhar: